AJUDA
Dúvidas Frequentes
Como funciona a energia solar?
A energia solar funciona da seguinte forma: os painéis solares captam a luz do sol e geram a energia que é transportada até o inversor solar, responsável por converter a energia elétrica gerada para as características da nossa rede elétrica. A geração de energia ocorre por meio do efeito fotovoltaico.
Quantos painéis de energia solar preciso?
Quantos painéis solares para uma residência são necessários? Uma residência que consome, em média, 250 kWh/mês, precisa, aproximadamente, de 6 a 8 painéis de 340W. Mas isso depende do tipo de instalação da residência, orientação do telhado, localidade dentre outros detalhes.
Quanto se economiza com energia solar?
A energia solar gera uma economia de até 95% na conta de energia. O investimento feito para instalação de painéis solares acaba sendo pago pelo dinheiro economizado com a redução de gastos.
Como é gerada a energia solar?
A energia solar é a energia obtida diretamente pela radiação do sol, seja pelo calor ou pela luz. Ela pode ser transformada em energia térmica ou elétrica e aplicada em diversos usos. As duas principais formas de aproveitamento da energia solar são a geração de energia elétrica e o aquecimento solar de água. Mas é muito importante distinguir os dois sistemas.
-
O sistema fotovoltaico transforma a luz do sol captada pelos painéis solares em corrente elétrica contínua que depois é transformada em corrente alternada pelo inversor.
-
O sistema de aquecimento de água se utiliza do calor do sol para aquecer a água e posteriormente ser utilizada nos banhos e torneiras de água quente;
Qual é a desvantagem da energia solar?
1- Valor do investimento
A aquisição e instalação de um sistema fotovoltaico, quer ele seja conectado à rede (On-Grid) ou isolado (Off-Grid), pode representar um valor de investimento inicial considerado alto, já que sistemas conectados de 2kW, por exemplo, não saem por menos de R$ 10.000,00. Mas o investimento já reduziu bastante nesses últimos tempos e se paga através das economias ao longo dos meses e anos. Um sistema residencial tem o retorno do investimento em média entre 4 e 6 anos. E um sistema comercial ou para o agronegócio em torno de 5 a 7 anos. Lembrando que um sistema tem vida útil (80% da capacidade inicial) de 25 anos ou mais.
2- Geração intermitente de energia
Um dos aspectos que você deve saber é que não há geração de energia durante a noite. Como os módulos fotovoltaicos precisam da luz do sol para converter a energia solar em energia elétrica, todos os sistemas fotovoltaicos só geram energia durante as horas do dia em que há irradiação solar. Então, nuvens e chuvas, por influenciarem na quantidade de luz que chega até os painéis, alteram a quantidade de energia elétrica gerada pelo sistema fotovoltaico.
3- Mudança estética do imóvel
A instalação das placas solares nos telhados de imóveis residenciais e comerciais pode alterar a fachada original do local que receberá o sistema.
Como é produzida a energia solar?
O processo de geração da energia solar (chamado efeito fotovoltaico) utiliza placas solares produzidas de um material semicondutor para quando as partículas de luz solar (fótons) incidirem sobre a célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor se movimentem entre as camadas gerando eletricidade.
Quantos kWh produz um painel solar?
Isso depende de vários fatores como a potência do painel, local da instalação, orientação e inclinação do painel, temperatura, sombreamento, dentre outros. Um painel de 300 Wp no Brasil pode produzir entre 1050 e 1650 Wh por dia (ou entre 31,5 e 49,5 kWh por mês).